Linux: Remover audio de video pelo terminal

Publicado: 16 de junho de 2014 em Dicas, Linux
Tags:, , , , , ,

Esses dias gravei um vídeo do boot do Raspbian do Raspberry PI e publiquei no youtube, porém como não falei nada e ao lado da minha casa esta construindo estava aquele barulho infernal de serra de mármore e batendo marreta, ae pensei vou ver algo para remover o áudio e publicar apenas o vídeo.
Até pesquisei no cache repositório do apt-get e nada muito animador mas me lembrava vagamente de varias coisas que o ffmpeg deixava manipular, e foi ae que um simples man ffmpeg resolveu meu problema, vou apresentar apenas o que importa para este post.

cleiton@linuxVM:~$ man ffmpeg
cleiton@linuxVM:~$ ffmpeg --help

Filtrando o que nos interessa:

Generic options
Show available formats.

The fields preceding the format names have the following meanings:

D Decoding available

E Encoding available

Main options
-i filename
input file name

Video Options
-vcodec codec
Force video codec to codec. Use the “copy” special value to tell that the raw codec data must be copied as is.
-vn Disable video recording.

Audio Options
-an Disable audio recording.

Advanced options
-threads count
Thread count.

No próprio man do ffmpeg tem vários exemplos de uso do ffmpeg, mas antes disso o comando a seguir é interessante executar para ver os formatos suportados.

cleiton@linuxVM:~$ ffmpeg -formats

Ou acesse o link http://www.ffmpeg.org/general.html#Image-Formats, do preferencia por executar no terminal pois estará mostrando baseado na versão que esta usando e não na que esta no site.
Legal, após isso podemos então executar o comando abaixo para remover e manipular apenas o áudio do nosso vídeo.

cleiton@linuxVM:~$ ffmpeg -i ~/videos-youtube/VID_02032014134456.ogv -an -vcodec copy ~/video-youtube/VID_02032014134456MUTE.ogv

Foi tão rápido que fiz um teste pra ver se precisaria de um -threads para agilizar mas foi muito eficiente apenas com isso, mas como informei acima tem este parâmetro de -threads, -an para remover o audio, -vn para remover o video, -i para especificar o arquivo vídeo/áudio para ser processado -vcodec que força um outro codec ou apenas use copy como no meu caso que ele processa e copia o mesmo frame de codec.
Futuramente vale até mais posts sobre o ffmpeg pelo seu poder de processamento nesta finalidade, mas consulte o man do comando porque vale muito apenas pois até com legenda você consegue brincar com esse carinha.

Fontes:

http://www.ffmpeg.org/
http://laplace.eletrica.ufpr.br/ffmpeg.html

Até a próxima!

Licença Creative Commons
Este trabalho de Cleiton Bueno, foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://www.cleitonbueno.wordpress.com.

Deixe um comentário